RATOS DE FLIPER

terça-feira, 17 de abril de 2012

A História de Mortal Kombat

No inicio dos anos 90 os arcades tomavam conta. Eram o ponto de encontro dos moleques hiperativos para jogar partidas nas máquinas de videogame. Naquela época os arcades proporcionavam uma experiência que nenhum PC ou console podiam rivalizar. Games como Knights of the Round, Smash TV, Tartarugas Ninja, Street Fighter e muitos outros faziam a festa do pessoal que frequentava os fliperamas. Mas nenhum desses jogos causou maior impacto do que um certo game lançado em 1992: Mortal Kombat.


Feito por dois integrantes da Midway, Ed Boon e John Tobias, Mortal Kombat chegou aos arcades como um ilustre desconhecido. Mas a combinação de gráficos realistas com as lutas sangrentas começou a atrair os jogadores e de repente todos queriam aprender os segredos escondidos nesse game de luta sombrio. Como nunca antes visto, cada soco tirava sangue dos combatentes de uma forma visceral e ao final de cada luta vinha o anúncio que virou marca registrada de Mortal Kombat: Finish Him! Era aonde entrava outra marca registrada do jogo, os Fatalities. Brutais finalizações onde cabeças e espinhas eram arrancadas sem o menor pudor. Para fazer isso, o jogador deveria saber a combinação correta dos controles.
mortal kombat -1
Outro fator que catapultou o jogo de luta para o primeiro lugar dos mais jogados foi o casting de personagens. Lutadores vindos do inferno e de outras realidades se juntavam a outros atores inseridos digitalmente, criando uma sensação de originalidade e realismo nunca vista antes. Era diferente jogar com spites pulando na tela do que com pessoas de carne e osso que sangravam. Logo Mortal Kombat virou um ícone pop, com uma legião de seguidores. Desde então a franquia deu origem à várias sequências, um jogo de aventura, dois filmes, um seriado para TV, desenhos animados e mais incontáveis traquitanas referentes á série.
personagens MK
Os personagens do primeiro Mortal Kombat eram Johnny Cage, Kano, Raiden, Liu Kang, Scorpion, Sub-Zero e Sonia. Havia ainda um personagem escondido, Reptile.
O maior problema que o game enfrentava no entanto era por causa de sua exagerada brutalidade. A controvérsia que Mortal Kombat gerou na mídia servia como mais combustível para seu sucesso nos arcades e quando ele finalmente foi lançado para Mega Drive e Super Nintendo sua fama já tinha atingido massa crítica. Pais preocupados ligavam e escreviam cartas para censurar o jogo, mas o público queria sangue. Mas quem decidiria se haveria censura nos consoles caseiros ou não seriam SEGA e Nintendo. E a história foi feita: as duas versões continham censura, mas a versão para Mega Drive incluía um código para destrancar toda a violência vista nos arcades. Em pucou tempo o código "ABACABB" ficou conhecido mundialmente. Já a Nintendo realmente censurou severamente o jogo, mandando a Acclaim colorir o sangue de cinza (parecendo agora suor) e removendo os fatalities mais sinistros.
O lançamento foi acompanhado por uma campanha de marketing sem precedentes na história dos videogames. 10 milhões de dólares foram gastos em comerciais de tv, músicas e outras campanhas publicitárias. Quando as 2 milhões de cópias de Mortal Kombat chegaram às prateleiras no dia 13 de setembro de 1993, sumiram num piscar de olhos quebrando todos os recordes de vendas.

A censura contida no jogo para consoles acabou dando vantagem para a Sega na guerra de consoles. Embora os gráficos do jogo para Super Nintendo fossem melhores, a possibilidade de eliminar a censura no cartucho de Mega Drive foi decisiva para que o console conquistasse a supremacia nos Estados Unidos.
Morta Kombat no Mega e no SNES
As diferenças entre as versões de Super Nintendo e Mega Drive
Ninguém esperva o sucesso desgovernado de Mortal Kombat, nem mesmo os seus criadores. A ideia que eles tinham era a de fazer apenas um jogo e mais nada, mas Mortal Kombat acabou se tornando uma carreira para eles. A produtora do game, a Midway, logo se apressou em começar a produção de uma sequência. Teria que ser maior, melhor, mais sangrenta e deveria chegar às preteleiras antes que a competição pudesse contra-atacar. De acordo com Ed Boon, o objetivo deles era fazer um Mortal Kombat duas vezes melhor que o primeiro. Isso significou uma enorme pressão para a produção, pois teriam que gerar um conteúdo massivo para o game. E parar piorar, Super Street Fighter 2 da Capcom estava para ser lançado no final de 93. A tarefa não era nada fácil, mas eles quase conseguiram. O número de lutadores saltou de 7 para 12, a lista de golpes aumentou consideravelmente e cada personagem tinha 2 fatalities ao invés de apenas um. O cenário asiático do primeiro jogo deu lugar ao reino fantástico de Outworld, com a história da série ganhando mais complexidade. O número de personagens escondidos passou de um (Reptile, no primeiro jogo) para 3.
scorpionMortal Kombat 2 ainda trouxe os Babalities, que transformavam os adversários em crianças, e os Friendships, que envolviam atos de bondade ao invés dos desmembramentos dos Fatalities. Adições que trouxeram humor pela primeira vez ao universo Mortal Kombat. Até alguns fatalities trouxeram humor, mesmo que humor negro. Kitana por exemplo beijava seu oponente, que inflava feito um balão até explodir. Muitos boatos surgiram, como "Nudalities," "Animalities", personagens escondidos e até mini-games. Tudo isso só reforçava o fato do game estar no imaginário coletivo, imprimindo sua marca definitiva na cultura pop e em toda uma geração de gamers.
Para o lançamento nos consoles caseiros, a Nintendo deu um passo atrás e reconsiderou sua posição quanto à censura. O resultado foi Mortal Kombat 2 sendo lançado para Mega Drive e Super Nintendo com toda a sua violenta glória, com direito a sangue e desmembramento. Para aproveitar o máximo o sucesso do jogo, a Midway lançou ports para Sega CD, Sega 32x, Master System e até o portátil Game Boy. A popularidade do game conseguiu manter sua chama viva inclusive em 1995, quando também foi lançado para os novos Sega Saturn e Playstation. No mesmo ano, a New Line Cinema anunciava o filme de Mortal Kombat para os cinemas.

 

 

Mortal Kombat não dependia apenas de seus gráficos realistas e sanguinolência para garantir seu sucesso. Embora a violência sangrenta fosse um atrativo poderoso, Mortal Kombat oferecia algo que faltava à maioria dos outros jogos: uma história poderosa. A história de Mortal Kombat era uma das mais elaboradas já vistas em um videogame. 


Vale ressaltar que Mortal Kombat não tem um vencedor desde o primeiro game da franquia. O Mortal Kombat original era um torneio, já Mortal Kombat 2 era um plano para atrair os lutadores da Terra para lutarem no torneio de Shao Khan. Mortal Kombat 3 era uma invasão à Terra. Os finais das histórias em Mortal Kombat 4 eram suposições, nada concreto. Eram espécies de "e se...?", caso o lutador vencesse o torneio. Por conta disso, muitos jogadores confundem o que realmente aconteceu na linha da história.
mortal-kombat-2 mk3-personagens
As telas de presonagens de Mortal Kombat 2 e Mortal Kombat 3
O mundo de Mortal Kombat consiste em muitos planos de realidades. Feiticeiros conseguem viajar entre esses planos sem que os deuses ancenstrais possam detectá-los. Esses deuses existem nos paraísos, observando enquanto mundos são criados e destruídos, governando-os com sua infinita sabedoria. No planeta chamado Terra (Earthrealm), muitos deuses existem sem serem percebidos e sem interferir na vida dos habitantes. O mundo dos mortos, chamado de Netherealm, é usado para aprisionar espíritos malignos. Os habitantes da Terra se referem à essa realidade por muitos nomes, incluindo inferno e hades. O Netherealm teve vários governantes durante sua existência, muitos nascidos de suas entranhas e derrotando seus mestres sem misericórdia.
A série se passa em um universo fictício formado por seis realidades criadas pelos Elder Gods (deuses ancestrais). São elas:
Earthrealm: casa de heróis lendários como Johnny Cage, Sonya Blade, Liu Kang e Jax. Está sob proteção do Deus do Trovão, Raiden.
Netherrealm: as profundezas de Netherrealm são inóspitas até para os mais vis, uma realidade habitada por demônios e guerreiros da escuridão.
Outworld: uma realidade em constante conflito, onde o imperador Shao Khan domina.
Realm of Order: os habitantes dessa realidade querem estrutura e ordem acima de tudo, mesmo que isso custe a liberdade. Os Seidan Guardsmen mantêm a lei sem compaixão.
Realm of Chaos: os habitantes não seguem leis, onde o tumulto constante e mudanças são reverenciados.
Edenia: governado como monarquia pelo Rei Jerrod e pela Rainha Sindel. Shao Kahn dominou este reino matando Jerrod e tomou posse do trono, enfeitiçando Sindel para fazer com que ela se alie aos desejos dele e adotando a princesa Kitana.Mais tarde esse reino passou a ser conhecido como Outworld. Edenia vem da palavra Éden.
Os Elder Gods (deuses ancestrais) decretaram que os habitantes de cada mundo só poderiam conquistar outra realidade se derrotassem os maiores guerreiros dessa realidade em 10 torneios consecutivos de Mortal Kombat.
O primeiro Mortal Kombat se passa em Earthrealm onde sete guerreiros participaram do torneio, cada qual com suas próprias razões. O prêmio para o vencedor era a continuação da liberdade de Earthrealm. Entre os guerreiros de Earthrealm estavam Liu Kang, Sonya Blade e Johnny Cage. Com a ajuda do Deus do Trovão Raiden, eles foram vitoriosos, com Liu Kang sendo o grande campeão do Mortal Kombat. Em Mortal Kombat 2, enfurecido com a derrota de Shang Tsung, o Imperdor de Outworld Shao Khan sequestra Sonya, obrigando os guerreiros de Earthrealm a irem para Outworld. Os guerreiros conseguem frustar os planos de Shao Kahn e resgatam Sonya. Com Khan derrotado, Edenia se liberta do Outworld, se tornando novamente uma realidade independente. Em Mortal Kombat 3, Shao Khan revive Sindel, a rainha de Edenia que estava em Earthrealm e cometeu suicídio. Khan tenta então invadir o Earthrealm mas é novamente derrotado. Mortal Kombat 4 trouxe uma nova ameaça, Shinnok. Shinnok era um Elder God (deus ancestral) e agora voltava com planos de dominar todas as realidades e realizar sua vingança contra Raiden. Mas ele também é derrotado pelos guerreiros de Earthrealm.
mortal kombat 4-personagens
Os personagens de Mortal Kombat 4
Em Mortal Kombat: Deadly Alliance, os feiticeiros Quan Chi e Shang Tsung unem forças para conquistar as realidades, mas acabam brigando entre si. A história continua em Mortal Kombat: Deception, onde depois de várias lutas, os feiticeiros emergem vitoriosos depois de matar a maioria dos guerreiros de Eearthrealm. Ao mesmo tempo, Reptile liberou o espírito do Dragon King (rei dragão) Onaga. Onaga então enganou Shujinko para que ele coletasse os seis pedaços do Kamidogu. Com a fonte de seus poderes recuperada, Onaga reclamou o corpo de Reptile e ressuscitou o seu Dragon Army (exército Dragão). Sua primeira ação foi recuperar o amuleto de Quan Chi para fundir os seis pedaços do Kamidogu. Ele conseguiu recuperar o amuleto de Quan Chi depois de Raiden se sacrificar para deter Quan Chi e Shang Tsung. Os três morreram e Onaga prevaleceu. O únicos lutadores que sobraram para enfrentar Onaga foram Sub-Zero, Kenshi, Ermac, Scorpion, Sindel, Jade, Bo' Rai Cho, Shujinko e Li Mei. Shujinko no final triunfou, derrotando o Dragon King Onaga e removendo sua ameaça do universo de Mortal Kombat.
mk-deception-personagens
Personagens de Mortal Kombat: Deception
mk-alliance-ps2
Acapa de Mortal Kombat Deadly Alliance para PS2.
No game Mortal Kombat: Armageddon a catástrofe conhecida por Armageddon (armagedom, ou juízo final) tem início. Séculos atrás, quando a rainha Delia previu o futuro das realidades como Armageddon, o rei Argus colocou seus dois filhos em incubação, guardados por um dragão. Os garotos eram Taven e Daegon. Eles deveriam ser acordados um dia para lutar contra Blaze e salvar as relidades do Armageddon. Durante a história, Taven derrota Daegon em uma batalha na cratera onde o Armageddon começaria. Taven chega ao final de sua aventura para salvar as realidades e decidir o destino dos outros lutadores. Ele podeira escolher entre destruir todos eles ou simplesmente tirar o poder de todos. Mas no final, nenhuma das duas opções se concretiza. Blaze havia sido corrompido pelos homens sagrados de Onaga e o resultado foi um aumento de poder para todos os lutadores, potencializando ainda mais o Armageddon. Como resultado, Taven assumiu o posto de novo Deus para atrasar o Armageddon até que uma solução seja encontrada.
mk armaggedon
Mortal Kombat Armageddon: o último jogo que continuou a linha de história de Mortal Kombat



FONTE  
http://www.mortalkombat.ws/historia-mortal-kombat


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário