RATOS DE FLIPER

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Carol Shaw - A primeira mulher programadora de jogos





Carol Shaw- primeira mulher vídeo game designer (primeiro jogo dela Toe 3D Tic-Tac- jogo em 1979). Mais tarde, ela se juntou a Activision , onde o seu melhor jogo programado conhecido, River Raid . ” De acordo com o manual de River Raid, ela é também um erudito "no campo da Ciência da Computação".


Carol Shaw deixou Activision em 1984, depois de projetar Happy Trails para o Intellivision e River Raid do Atari 800 e Atari 5200 . Seus outros créditos incluem Damas em 1981 e Tic-Tac 3-D-tep em 1980 para o Atari 2600. She also worked on Super Breakout. Ela também trabalhou no Super Breakout. Shaw vive na Califórnia, e agora está aposentado e casado com Ralph Merkle , um pesquisador em nanotecnologia.
 
 O Começo de uma carreira e História:

Carol B. Shaw começou sua carreira na empresa Tandem Computers fundada em 1974 por um grupo de engenheiros da Hewlett-Packard: James Treybig, Mike Green, Jim Katzman, e Jack Loustaunou. Não sabemos ao certo quando e quanto tempo Carol Shaw trabalhou nesta empresa e se era programadora de computadores. Mas sabemos que em 1978 ela já trabalhava então na Atari e começou neste mesmo ano o processo de programação de: 3D Tic Tac Toe (Baseado no jogo de tabuleiro Qubic da Parker Brothers vendido durante a década de 60) , que foi lançado oficialmente em 1979 para o console Atari VCS 2600.

Ainda em 1978, segundo pesquisas, e os poucos relatos que temos sobre a carreira de Carol Shaw na Atari, ainda nesta época ela iria criar um jogo de esporte, que só anos mais tarde , saberiamos que chamava-se Polo ( um tradicional jogo Britânico que misturava cavalgada e o também tradiciona cricket, um jogo nobre disputado no Reino Unido pela realeza) um jogo promocional para o Ralph Lauren's Polo Cologne (veremos detalhes mais adiante).

Um fato interessante sobre 3D Tic Tac Toe de Carol Shaw ou mesmo Qubic lançado pela Parker Brothers na década de 60, é que o tradicional "Jogo da Velha" também entra na história dos videogames como um dos primeiros jogos de videogame da história. Na Universidade de Cambridge (Inglaterra) em 1952. O então estudante de engenharia A.S. Douglas estava preparando uma tese de doutorado sobre a interação entre os seres humanos e os computadores. O experimento foi justamente uma disputa entre uma pessoa e um computador usando o "Jogo da Velha" . Claro que nesta época os computadores e a interface do jogo eram bem primitivas se comparados aos videogames da época do Atari. Mas o destaque para o jogo e programação de Carol Shaw fica por conta de todo o engine do jogo, numa época em que a simulação 3D em jogos de videogame, era algo inemaginavel.

Foi um começo um tanto tímido, mas já mostrava o quanto Carol Shaw como programadora de jogos tinha á oferecer. Não sabemos ao certo se Carol Shaw deixou a Tandem Computers para trabalhar na Atari ou se atuava nas duas empresas, mas sabemos que ela trabalhou em 3D Tic Tac Toe pela Atari .Embora isso seja um fato comprovado, somos levados á crer que Carol Shaw ainda teve uma ligação com a Tandem por mais algum tempo (inclusive é mencionado o seu retorno á empresa após ter saido da Actvision), conforme podemos conferir nas imagens abaixo, podemos observar duas doações que ela fez ao Computer History Museum:
Doação de Camiseta Promocional da Tandem Computers do ano de 1980 ao Computer History Museum (Todos os direitos reservados).



Doação de Camiseta Promocional da Tandem Computers do ano de 1981 ao Computer History Museum (Todos os direitos reservados).

No ano seguinte (1980) pouco antes de migrar para a Activision (Fundada por David Crane em 1 de Outubro de 1979) Carol Shaw ainda desenvolveu um último jogo para a Atari que foi : Vídeo Checkers ( ou mais conhecido aqui no Brasil como o bom e velho jogo de Damas). Carol Shaw queria criar um jogo de ação para o Atari , mas como ela havia sido bem sucedida na criação de um jogo de tabuleiro, lhe foi incumbida a tarefa de criar Video Checkers. Video Checkers, o jogo de damas era um jogo simples de tabuleiro, mas que agradava á muitos, diferente do Xadrez que já envolve jogadas e uma programação um pouco mais complexa.
Como os ânimos entre os programadores dos jogos de Atari naquela época andavam meio exaltados, não foi de estranhar que Carol Shaw deixasse a Atari e fosse para a Actvision em 1980.
Mas foi em 1982 que Carol Shaw ganharia o devido reconhecimento pelo desenvolvimento e programação de River Raid. Um dos motivos pelo quais muitos programadores da Atari saírem da empresa e migrarem para a Activision, era por que Nolan Bushnell não reconhecia ou sequer mencionava o nome dos programadores e da equipe de produção de seus jogos nos: Box, Manuais e Label dos mesmos. Carol Shaw ganhava em River Raid uma identidade entre os programadores e seu trabalho e esforço foram reconhecidos afinal.

Mas mesmo os colegas de profissão reconheciam o talento e o profissionalismo de Carol Shaw. David Lubar (que algum tempo depois junto com uma equipe e com a supervisão de Carol Shaw iriam desenvolver a continuação de River Raid) disse:

"Carol Shaw I met her when I was working for Activision. Her algorithm for creating the landscape in River Raid is one of the most elegant pieces of programming I ever saw." (Carol Shaw, eu a conheci quando eu estava trabalhando na Activision, seus algoritmos usados para a criação do terreno em River Raid, foi uma das peças mais elegantes de programação eu eu já vi.).
David Lubar refere-se ao engine usado em River Raid, que é um dos segredos da genialidade de Carol Shaw usados no jogo. River Raid usa um criativo recurso na programação chamado de: Pseduo-Random Number Generator ( Pseudo Gerador Randômico Numérico), explicando: foi o engine algorítmico usado na repetição dos cenários progressivos do cenário e rio em River Raid .

Outra nota sobre River Raid: O jogo é notório por fornecer uma gigantesca quantidade de elementos fixos, não aleatória, repetindo terreno apesar das limitações de memória disponível em suas plataformas de hardware. O programa do jogo realmente não armazena as seqüências de inimigos e outros objetos; o terreno é gerado dinamicamente e algoritimicamente durante o jogo usando um feedback de deslocamento linear com um registro de início de seeds fixos. O mais alto número de um sistema aleatório foi utilizado para a geração da IA do inimigo para tornar o jogo menos previsível.
 
 ágina final do manual do Jogo: River Raid da Actvision para o Atari VCS 2600. Onde Carol Shaw fala sobre o jogo River Raid e algumas dicas sobre o mesmo. Fazia parte também de uma promoção, em que as maiores pontuações e recordistas do jogo, ganhavam um insígnia (Badge) de River Raid.


Acima e ao Centro: Detalhe do Label e parte frontal do cartucho: River Raid da Actvision para o Atari VCS 2600 - Reconhecimento e Notoriedade do trabalho de Carol Shaw.
 
 Nota :
Carol Shaw não foi a única da família na programação e designer de jogos, seu irmão Steve Shaw, também foi o responsável e fez parte da criação de alguns jogos e ferramentas gráficas para o computador Amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário