Quartel-General da rataiada:) ESSA HUMILDE ASSOCIAÇÃO TEM O OBJETIVO NOBRE DE REUNIR OS ANTIGOS RATOS DE FLIPER QUE ESTÃO HOJE VIVENDO SUAS PACATAS VIDAS E QUE NÃO SE ESQUECERAM DA SUA JUVENTUDE FELIZ DENTRO DUM BUTECO, POSTO DE GASOLINA, RODOVIÁRIA, ZONÃO OU MESMO NUM FLIPER BATENDO "UNS CONTRA" COM A SUA GALERA. POIS A FICHA ERA O NOSSO OURO DE MOLEQUE. ! RATOS DE FLIPER
sábado, 14 de abril de 2012
Os jogos de ATARI que você com certeza jogou!
É inegável o legado que a Atari deixou para o mundo dos videogames. O famoso Atari 2600 foi o primeiro videogame da maioria dos trintões que jogavam em consoles na década de 80.
Jogos simples, limitados pela tecnologia da época mas viciantes o suficiente para criar uma legião de fãs e torná-los inesquecíveis.
Reuniremos aqui jogos que você com toda certeza jogou ou na pior das hipóteses já ouviu falar (isso se você tiver de 25 anos pra cima).
Pitfall: assim como “Crime e Castigo” de Dostoiévski, um livro que tem 50 páginas de crime e umas 500 de castigo (pra mostrar que o crime não compensa), Pitfall é um jogo que tem muito menos Pit e muito mais Fall. Explico. Eu cansava de morrer, de cair na boca do jacaré, de ser picado por escorpião, cobra, cair na fogueira… Ê vida difícil a do aventureiro. Não se pode nem fazer um passeio pelo bosque que o risco de vida é absurdo. Acho que nem se botasse o Bear Grylls ele conseguiria chegar no final. Pitfall era um jogo que todo mundo adorava jogar, mas poucos ou nenhum chegaram no final. De toda forma, um grande clássico do Atari.
River Raid
Atari lançou o semeador dos games de avião, em que o jogador deveria sobrevoar regiões atacando os inimigos. Sobrevoando o percurso de um rio, você deveria atacar helicópteros, navios, bombardeiros e todos que se metessem em seu caminho.
River Raid é um jogo de video game para o console Atari 2600, criado por Carol Shaw, da empresa Activision, em 1982. É considerado um clássico e um dos jogos mais populares de seu tempo. Em certo ponto, inovou o gênero de jogos de tiro.
O jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio. Ainda é desconhecido alguém que tenha chegado ao final do jogo
Frost Bite: lugar: Pólo Norte. Missão: construir um iglu. Problema: um urso faminto e mutante quer lhe comer. Então por que simplesmente não construir um iglu e ficar quietinho dentro dele? Por que destruí-lo e sair correndo de um urso cada vez mais rápido, forte e inteligente? E como construir o iglu? Fazendo tijolos de gelo, claro! Porém, a melhor forma de fazer isso é pulando em placas de gelo que se mexem lateralmente, comendo peixes voadores e fugindo de caranguejos assassinos.
Frostbite foi um jogo para Atari 2600, fabricado pela Activision, mais precisamente pelo programador: Steve Cartwright. Seu mecanismo consistia em, sendo um esquimó, pular em blocos de gelo para conseguir tijolos para sua casa, fugindo de criatura marinhas e ursos polares. Passava-se de fase ao se terminar a casa e entrar nela.
Existia um tempo pré-determinado para conseguir executar essa ação e a cada fase mais dificuldades eram apresentadas.
O ano de fabricação do cartucho aparentemente foi 1983. Diversas empresas o fabricaram, entre elas a Polivox e CCE (no Brasil).
Frogger: a vida de um sapo não é mesmo bolinho. O coitado nasce de um pequeno ovo, nada como um peixe fugindo dos predadores na água, e quando fica forte e saudável, tem que fugir dos predadores na terra também. E quando as cidades invadem o seu habitat natural? Como conseguir atravessar do jardim para a lagoa? Desviando dos carros! E se der mole? Vira purê de sapo. Querendo ou não, esse é um dos maiores clássicos do Atari e era um jogo pra lá de divertido, afinal, em caso de erro, quem ia pro beleléu era o pobre Caco. Sem falar no dublê de equilibrista que ele tinha que ser para poder chegar no seu cantinho de repouso.
Frogger é um jogo de video game criado em 1981 em uma parceria entre as então jovens empresas de informática SEGA e Konami. Inicialmente fabricado para máquinas de arcade, logo foi fabricado em grande escala para o console mais popular da época, o Atari 2600, tornando-se também um de seus jogos mais populares. A mecânica do jogo era simples, onde o jogador controla um sapo que deve atravessar, com tempo limitado, uma estrada movimentada e um rio cheio de obstáculos até chegar ao seu ninho. A cada cinco travessias bem sucedidas, o jogo progredia em novas fases de dificuldade crescente.
Diversas empresas independentes desenvolveram versões do Frogger, principalmente para PC. Recentemente, a Hasbro produziu uma versão mais moderna do mesmo jogo, sem porém modificar seu conceito.
Keystone Keepers: parece que esse jogo foi feito apenas para o mercado brasileiro. Claro! Onde mais se faria um jogo onde o objetivo é correr atrás de um ladrão cabra safado que quer fugir com o objeto do roubo? O pior não é isso, que falta não fazem uns gifs animados! Além de perseguir o Beira-Mar jurássico, o policial de Diadema tinha que pular carrinhos de supermercado e desviar de pequenos aviões que vem bem na direção da sua testa. Que Jack Bauer que nada!
Keystone Kappers foi publicado pela Activision em 1983 para o Atari 2600, e mais tarde portado para o Atari 5200, Atari 8-bit, ColecoVision e MSX.
No jogo, baseado na série de filmes do cinema mudo Keystone Cops de Mack Sennett, você é o oficial inglês Kelly Keystone e tem que perseguir o fugitivo Harry Hooligan pelos 3 andares e terraço de uma loja de departamentos, antes que ele escape pela saída, no final do terraço.
Keystone Kappers foi desenvolvido pelo programador Garry Kitchen, fabricado pela Activision e distribuído juntamente com o console por algumas empresas no Brasil (Atarimania, CCE, Cromax, Digimax, JVG, JVP, Tron).
Foram 750.000 unidades vendidas segundo Classic Gaming Expo, artigo sobre jogos clássicos de Garry Kitchen.
No Brasil, foi um dos jogos mais famosos do Atari. Era conhecido como o jogo do "Polícia e Ladrão", famosa brincadeira infantil.
Megamania: nesse jogo espacial, você é uma pequena forma de cuzcuz nave que encontra-se perdida no espaço e deve eliminar outros eletrodomésticos inimigos para poder voltar para a cozinha sua casa. De meteoros a ferros de passar roupa, passando por hamburgueres, rocamboles, etc., tudo que caísse em sua direção e não fosse uma Brastemp levava ficha! Apesar de alucinógeno era um clássico da época.
Megamania era um dos mais conhecidos jogos de tiro para o Atari 2600, lançado pela Activision em 1982. Nele, o jogador controlava uma nave que se movia por toda a parte inferior da tela. No alto, diversos tipos de naves inimigas atiravam e desciam vagarosamente na direção da nave do jogador. Jogo feito para apenas 1 jogador
Decathlon: quando se nasce na década de 70 e se começa a jogar videogames na década de 80, você não é macho de verdade se não tiver destroçado ao menos uns dois controles de atari jogando Decathlon. Pegar menina? Que nada. O bom mesmo era mostrar o calo de sangue na palma da mão, forjado a plástico e vício como um selo de qualidade do jogador. Aquela pelanca pendurada era a garantia de que você deu o máximo em 10 duras provas do atletismo. Praticamente um rito de passagem entre um jogadorzinho iniciante e um macho alfa predador dos videogames. Ah, no jogo em si, você era um boneco palito correndo e saltando por aí.
Enduro: dirigir, dirigir, dirigir. Desviar de pontinhos quadrados no meio da noite, entrar em neblina pesada apenas mudando a variação da escala de cinza, ultrapassar oponentes infinitos para ganhar quatro bandeirinhas verdes. Esse era o objetivo do Enduro, um jogo bem classicão do Atari que conseguia prender (sabe-se lá como) qualquer jogador rato de Atari por horas na frente do console.
nduro é um jogo de video game produzido pela Activision em 1983 para o console Atari 2600. Foi um dos últimos sucessos do Atari antes da crise na indústria eletrônica entre 1983 e 1984.
Jogabilidade
O jogador controla um carro, algo semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e deve manobrar um carro de corrida no National Enduro, uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir ao jogador continuar correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros pilotos, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores.[1]
Conforme o tempo passada no jogo, a visilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros. Conforme os dias passam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. O clima e o tempo do dia influenciam a jogabilidade. O clima pode criar caminhos de gelo que limitam o controle do veículo, ou um pedaço de neblina que reduz a visibilidade.
Adventure: talvez o jogo mais alucinógeno de todos os tempos, neste incrível game de design sofisticado, gráficos de ponta e jogabilidade suave, você era um quadrado. E como um quadrado sua missão é passar por labirintos intermináveis, procurando uma chave mágica que abrirá as portas de um castelo inabitado que contém o troféu do Campeonato Brasileiro de 1988. Tudo isso fugindo de um dragão desocupado que estava ali de passagem e resolveu almoçar você.
Adventure: talvez o jogo mais alucinógeno de todos os tempos, neste incrível game de design sofisticado, gráficos de ponta e jogabilidade suave, você era um quadrado. E como um quadrado sua missão é passar por labirintos intermináveis, procurando uma chave mágica que abrirá as portas de um castelo inabitado que contém o troféu do Campeonato Brasileiro de 1988. Tudo isso fugindo de um dragão desocupado que estava ali de passagem e resolveu almoçar você.
Um jogo de ação-aventura é um jogo eletrônico que combina elementos do gênero de jogo de aventura com vários elementos de jogos de ação. Este talvez seja o mais amplo e diverso gênero em jogos eletrônicos. O primeiro jogo deste gênero foi Adventure (1979)[carece de fontes?], lançado para Atari 2600.(1979)
Boxe: bem, no último jogo de nossa lista, um clássico que fez muito sucesso na época, porque assim como os jogos de atualmente tinha um único objetivo. Reduzir o oponente a substrato de pó de peido. Quando tudo o que você precisa fazer é dar porraaaaada (by Paulo Massaranduba) no carinha ao lado, o sucesso é garantido. Ainda mais quando a luta se passa entre dois carangueijos. O bom da falta de processamento gráfico é que o jogo acaba ficando politicamente correto, já que temos o branquelo azedo lutando contra o negão afrodescentende.
Boxing é um jogo de boxe lançado pela Activision para o sistema de vídeo game Atari 2600. O jogo é muito simples, basta que o jogador aperte o botão do joystick para acionar o comando de soco, e usar o bastão direcional para posicionar o lutador para poder desferir o golpe usando o braço direito ou esquerdo. A cada soco certeiro no corpo do adversário, é contado um ponto de bonificação. Vence quem golpear mais vezes o oponente, em três minutos.O ringue é visto “de cima”, e os lutadores são identificados pelas cores branco e preto.
Missile Comando: numa lista como essa, não poderia deixar de existir o café com leite. Talvez um dos piores jogos do Atari, claro que esse é o que tinha que vir com o Console. Em Missile Command, você era um pixel modafoca que tinha que combater raios de pixels modafocas que queriam destruir sua cidade pixelizada modafoca. Tudo o que você tinha que fazer era voar pra lá e pra cá (cada vez mais rápido) soltando rajadas de flátulos de poeira cósmica para destruir esses raios ameaçadores. Esse cansava rápido, chegava uma hora em que eu simplesmente queria que a Pixelândia fosse arder no mármore do inferno. Mas ainda assim inesquecível.
Missile Command foi um dos primeiros jogos da Atari que se tornaram bastante populares entre os jogadores de vídeo game de sua época, em grande parte devido à proposta interessante de jogo, que era a de defender uma cidade do ataque de mísseis vindos do céu. O jogador usava, para tanto, uma mira brilhante.Com essa mira, o jogador tinha o poder de colocá-la em qualquer ponto da tela e, usando o botão vermelho do joystick, causar uma grande explosão, com raio de alcance suficiente para destruir os mísseis inimigos. Missile Command foi lançado em 1980 para o sistema Atari 2600.
No Brasil, o referido jogo vinha junto com o console do Atari.
:
Hero: Você era um herói, como o próprio nome do jogo diz, que tinha que passar por paredes de choque elétrico, manipular explosivos perigosos, desviar de aranhas, pura e simplesmente para fazer a boa ação do dia. Levar um tic-tac ao mendigo mais próximo. Ninguém sabe por que cargas d´água o mendigo estava escondido nessas profundezas, mas um herói não questiona! Um herói faz o que deve ser feito! E tudo isso com uma simples hélice do chapéu do Kiko nas costas. McGyver é um mero escoteiro comparado ao nosso herói. Fica como o injustiçado da lista pois se não era o melhor, com certeza era um dos melhores jogos de todos os tempos para Atari.
Pac-man
Outro título que dispensa comentários, Pac-man pode ser considerado uma criação de sorte, visto que seu desenvolvedor teve a idéia do personagem principal ao retirar uma fatia de uma pizza, formando o desenho do protagonista comilão.
Uma fatia de pizza e a idéia de um grande jogo.
Pac-man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.
O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas
Mr. Postman (O carteiro) Certamente o cartucho mais famoso e de maior sucesso da CCE. Ele acompanhava o console Supergame CCE.
1980
Lançamento do lendário Space Invaders para o Atari 2600. As vendas do console explodem.
Por essa lista ser uma coisa extremamente pessoal (assim como qualquer TOP), sintam-se a vontade para questionar, discordar, xingar, concordar e fazer sua própria lista. Gosto é feito Atari, cada um tem o seu :-)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário